A Inspeção Predial tem como objetivo identificar o estado geral da edificação e seus sistemas construtivos, observando os aspectos de desempenho, funcionalidade, vida útil, segurança, estado de conservação, e manutenção do edifício. Sinaliza os riscos e urgências (grau de criticidade), aponta as condições de conservação da edificação e suas instalações, e apresenta recomendações sobre a manutenção, destacando os itens prioritários.
Um prédio constantemente sofre movimentações naturais da estrutura, variações térmicas e a deterioração pelo tempo e pelas intempéries. Há necessidade de efetuar as manutenções preventivas para evitar danos construtivos.
Manifestações patológicas ocorrem quando existem mecanismos de degradação, como ausência de juntas de dilatação que causam o destacamento de revestimentos externos.
Em obras novas há necessidade de ficar atento aos vícios construtivos apresentados dentro do prazo de garantia, para reclamar ao fornecedor do serviço.
O laudo técnico pericial tem a finalidade de realizar minucioso e criterioso diagnóstico da edificação periciada, na qual se investiga com precisão todas as causas ou origens das manifestações patológicas, no ato da vistoria técnica, sendo que, em alguns casos, são necessários ensaios técnicos.
O laudo técnico predial além de ser um instrumento de gerenciamento das manutenções, pode ser utilizado para avaliações imobiliárias, prêmios de seguros, referência de padrão de qualidade técnica, bem como prova pericial.
Em suma, a inspeção predial é a análise técnica, por meio de metodologia científica, das condições de uso e de manutenção preventiva e corretiva da edificação.